A Capoeira na Terceira Idade e seus Benefícios


Projeto para alunos da terceira idade
Depois que escrevi o post sobre o projeto Capoeira Adaptada Inclusiva, projeto este voltado para pessoas portadoras de necessidades especiais, recebi um comentário do leitor Antônio Carlos de 70 anos, dizendo que após fazer um exame, o médico havia indicado que procurasse uma academia de capoeira, afim de que ajudasse no tratamento.  Então resolvi escrever esse post para falar sobre a capoeira na terceira idade e seus benefícios.

Todos sabemos da importância da prática de atividades esportivas, para a nossa saúde, principalmente em pessoas com uma idade mais avançada. É nessa época que o corpo demonstra o acúmulo dos anos vividos e começa a trabalhar mais devagar, e a ter alguns problemas relacionados à idade. Hoje, graças ao poder de informação muitas pessoas da terceira idade estão se preocupando mais com a sua saúde tanto física quanto mental e estão procurando formas de se exercitarem a fim de terem uma vida mais saudável. E foi assim que muitos jovens da terceira idade começaram a procurar academias de capoeira, que por algum motivo chamou a sua atenção.

Benefícios
A capoeira melhora o desempenho físico, corrige a postura corporal, aumenta o reflexo, a capacidade cárdiorespiratória e conseqüentemente o condicionamento físico. Além do corpo, a capoeira também desenvolve a saúde mental de quem a pratica. Melhorando a memória, desenvolvendo o raciocínio e aumentando a auto-estima.

A parte musical da capoeira, também tem o seu papel importante. Pois a música tem o poder de entreter as pessoas e fazer com que desenvolvam um trabalho em conjunto, através da percepção musical e do relacionamento com as pessoas. 

Dúvida mais frequentes

Qual o limite de idade?
Não há limites. Basta ver o exemplo de Mestre João Pequeno, discípulo direto de Mestre Pastinha, que aos 89 anos ainda sustenta o título de capoeirista mais velho “em atividade”. O próprio Mestre Pastinha, quando muito velho e quase cego pela catarata, entrava na roda e era imbatível.
  
Vou ter que fazer acrobacias?
Não. Existem vários projetos de capoeira, voltados para pessoas da terceira idade e todos eles trabalham a capoeira com movimentos adaptados para que todos que quiserem possam praticá-la. Basta ter força de vontade.

Onde encontrar?
Como já disse, existem vários projetos de Capoeira Adaptada para a terceira idade. É só você procurar no Google que com certeza você vai achar. Só não se esqueça de consultar um médico antes e fazer todos os exames necessários. Depois que encontrar uma academia, converse com o professor, assista algumas aulas e entre na roda.
Com a prática regular de atividades físicas e uma alimentação adequada, com certeza os jovens da terceira idade, serão os jovens da melhor idade. Pratique esporte, pratique capoeira e viva melhor.

AXÉ

Comentários

  1. Já fiz capoeira um bom tempo e é um esporte delicioso. Quando praticado sem violência, é claro. Mas não sei se é tão indicado para as pessoas da terceira idade, pois tem muito impacto. Mas se o médico liberar, acho que tudo bem. Penso que nesta fase da vida o médico deve acompanhar tudo que os senhores e senhoras fazem, para que possam cuidar da saúde sem risco. Pensando nisso quero compartilhar uma dica sobre medicina preventiva, uma área da saúde que pretende evitar os problemas, em vez de esperar eles chegarem para tratar. Aqui vai:

    http://bit.ly/cMa3ZB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Jordana.
      Cada um pode praticar a capoeira no seu próprio ritmo.
      Claro desde que tenha uma orientação médica e de um profissional de capoeira qualificado para esse tipo de trabalho.
      Muito Axé.

      Excluir
  2. claudinhodaliberdade@hotmail.com3 de novembro de 2011 às 16:44

    sou claudinho da liberdade,mestre fundador do estilo kapoeira de contato(mistura de karate-do e capoeira:recomendo a capoeira para todas as idades e sexo,capoeira foi feita para os oprimidos e nao para opressores,mais imformaçoes da kapoeira de contato pelo email:claudinhodaliberdade@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. aqui fala M. Carcarà aluno do M. Gato Preto. natural de sal-ba. digo qui capoeira è para tdos. mais nao fui feita para os oprimidos esta è a interpletaçao dos colonizadores. qui fizerao os menos informados acreditarem..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe o seu comentário

MAIS VISTOS