A Biografia de Mestre Traíra

Mestre Traíra
É um tanto difícil escrever sobre mestre Traíra devido à falta de registros que ajudassem a construír a sua biografia.

Seu nome era José Ramos do Nascimento. Sabe-se que era muito famoso na cena capoeirística da Bahia. Era conhecido como períto na arte das rasteiras e cabeçadas.
O escritor Jorge Amado, frequentador das rodas de capoeira no famoso barracão de Mestre Waldemar, descreveu Mestre Traíra como está descrito abaixo:
"Traíra, um cabloco seco e de pouco falar, feito de músculos, grande mestre de capoeira. Vê-lo brincar é um verdadeiro prazer estético. Parece bailarino e só mesmo Pastinha pode competir com ele na beleza dos movimentos, na agilidade, na rigidez dos golpes. Quando Traíra não se encontra na Escola de Waldemar, está ali por perto, na Escola de Sete Molas, também na Liberdade".

O Filme
Mestre Traíra também teve participação no curta metragem “Vadiação”, de Alexandre Robatto Filho, produzido em 1954, junto com muitos capoeiras famosos daquela época como Curió, Nagé, Bimba, Waldemar, Caiçara, Crispim e outros. Este filme foi um marco na história cinematográfica da capoeira.

O Disco
Também gravou um disco junto com Mestre Cobrinha Verde, que recebeu o nome de “Capoeira da Bahia”. O disco foi produzido pela gravadora “Xauã” e é considerado uma raridade da produção fonográfica da capoeira.
Clique aqui para baixar o disco Capoeira da Bahia de Mestre Traíra.
Ou acesse nossa página de Downloads.

Infelizmente isso é tudo o que consegui encontrar sobre Mestre Traíra. Muitos mestres de capoeira estão sendo esquecidos por falta de registros ou documentos, mas o importante é juntar o pouco que se tem e assim manter viva a hístória desses mestres. Se alguém tiver alguma informação para acrescentar, entre em contato através do formulário ou deixe um comentário. Até a próxima.

Mais Biografias? Clique aqui.

Axé

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário